quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Amazing, isn't it?


Educação. Ui. Hoje em dia, tem tanto que se lhe diga. A sua definição ou forma como é encarada difere de país para país, de família para família, de casa para casa, de pessoa para pessoa. É, nos tempos que correm, um tema delicado q.b. Há que ter cuidado. Eles andem aí. Não sei quem, mas andem.


Para este tema, não me arriscando muito, decidi, baseado na minha própria ideia de educação, fazer uma pequena e inocente lista de coisas que me fascinam. A sério, fascinam-me mesmo. Ora aqui segue:


- Fascinam-me as pessoas que se sentam no comboio e metem os saquinhos, as pochetes e o casaquinho no(s) banco(s) vazios em redor, e quando alguém lhes pede delicadamente que os removam para que se possa sentar, fazem cara de nojo e demoram uma eternidade a mudar as coisas de sítio.


- Fascinam-me as senhoras de raça negra que se sentam ao lado umas das outras e falam entre si como se sofressem todas de uma surdez tipo mórbida, ou estivessem cada uma em sua montanha.


- Fascinam-me as pessoas que ficam especadas à porta do metro quando este abre as portas, à espera que os passageiros saiam, e não saem da frente de quem quer sair, e acham que estão a ser umas fixes porque deixam as pessoas sair antes de entrarem.


- Fascinam-me ainda mais as pessoas que vão no comboio e, quando este pára, desatam a empurrar toda a gente para chegarem à porta e saírem, e quando levam um safanão ficam chocadas e dizem "Mas o que é isto???"


- Fascinou-me muito uma senhora que veio ao quiosque da Olá, pediu um gelado de nata com topping de menta e pepitas de chocolate, e quando lho entregaram disse "CHÉ, ISSO NÃO LEVA FRUTA???".


- Fascinam-me os pais que levam as crianças no comboio, e quando estas desatam aos berros porque querem sei-lá-o-caralho-que-as-foda, passam 20 estações a dizer-lhes "não" para lá mais para o fim da viagem lhes darem o que elas pediram. Para isso, faziam logo a vontadinha e poupavam os outros ao berreiro.



Enfim, eu em dois dias (é incrível como bastaram 2 dias) assisti a coisas destas e a outras que tais, reuni a pequena lista, e deixo agora então aos colegas e a quem quer que vá lendo este blog o julgamento de como vai a educação nos nossos dias. E há quem diga que tende a piorar. Enfim. Cheers.


(P.S. Agora vendo esta reflexão no p.arteculta, vê-se que tem muito pouco de "arte" ou de "culta", mas vá, aliviemos a tensão de vez em quando.)
Pedro Antunes

5 comentários:

Kamon disse...

Só te tenho a dizer isto:

Bem-vindo a Portugal.
Mas não descures a possibilidade de algo semelhante te acontecer, se andasses no teu próprio carro, porque quando o fosses estacionar em Lisboa, por exemplo, tinhas que pagar parquímetro ou ser importunado por um mendigo que te ajudou a pôr o espelho para dentro e neste caso tens de dar esmola ou tens um risco, certo.

Maggie disse...

Ahah, lindo.

Sabes o que é que eu adoro dizer bem alto ao pé das mães e dos pais?

"Haviam de ser meus filhos..."

(se bem que tens aí exemplos de pessoas bem mais velhas...Nem sei se sempre a culpa será da educação...talvez da sociedade. <.<)

Alucard disse...

ri-me tanto com as senhoras cada uma em sua montanha...

muito bom.

Pseudónima disse...

Aposto que as senhoras e senhores do comboio também se fascinam com as ocasionais figuras que 'tu' fazes. 8-)

Pedro disse...

Pseudochakra,
Fascinam-se de certeza. mas o tema esta semana não foi "ser parvo" :P
Beijão