terça-feira, 8 de setembro de 2009

Viagem: sabedoria, saudade, cultura, conhecimento

Antes de mais, peço as minhas desculpas pelo atraso. Cheguei já depois da meia noite por isso, já não estou a escrever no dia que me compete mas o que interessa é a intenção. Fui viajar (nem a propósito) e cheguei tarde.

Ora, ultimamente, o tema "Viagens" tem sido alvo de grandes conversas da minha parte com outras pessoas. Tenho me deparado com pessoas bastante próximas que decidem partir... e eu aqui fico, fico demonstrando sabedoria na despedida, tentando não fraquejar; fico transparecendo saudade (como diria o Poeta: "Esta palavra saudade / sabe ao gosto das amoras / cada vez que tu não vens, / cada vez que tu demoras."); fico com a esperança de que estas partidas me ajudem também a tornar-me mais culto e aumentando o meu conhecimento.


Eu, de vez em quando, também sonho em viajar. Já fui a Paris (WOOOW) e foi lindíssimo. A sensação de partir para algo desconhecido mas que anseamos conhecer é, sem qualquer dúvida, algo de fantástico. Uma adrenalina enorme.

Tenciono conhecer, pelo menos, todas as capitais europeias. É o meu primeiro grande objectivo no que toca a viagens. A próxima será Londres, se Deus e a minha mãe quiserem. Em Outubro, lá estarei a passear por aquelas ruas, com o meu cachecol, e entrarei num teatro para assistir a um musical.

Viagens é sinónimo de partir, é sinónimo de saudade. Melancolia, talvez.

Em modo de despedida, deixo-vos uma cantiga de Simone de Oliveira com o título Viagem:




Jorge Ressurreição

6 comentários:

Kamon disse...

Parece que viagem é também sinónimo de cabelos brancos mas, aparte os problemas de redacção, fiquei surpreendido por teres pegado na parte "má" da viagem. Aquela que toda a gente prefere ignorar, principalmente quem vai de viagem, e que tanto custa a quem fica em terra. Temos um bom exemplo aqui, o parvo do Eduardo em Erasmus... Bem, foi um bom monólogo.

Anónimo disse...

Kamon, já deverias saber que eu pego sempre na parte pessimista e melancólica da coisa.

Obrigado.

TheRagnawar disse...

sim, já deveríamos saber disso.
E tu tens de saber isto, acerca deste texto. Está bem escrito, tudo bem apresentado, mas penso que consegues quatro mil milhões de vezes melhor.

Anónimo disse...

Conhecer as capitais europeias parece-me um bom início de viagem ;) venham mais!
Quanto á Simone, tinha que ser...
Keep it up \m/

Pseudónima disse...

Meu querido.. viaja mais e mais longe. Tu até tens pés para isso..

=x

Se Deus quiser e a tua mãe quiser, o futuro é teu (dependente). Beijinhos.

Maggie disse...

Pensei que fosses pegar neste tema, de um modo diferente, mas penso que se deve ao teu atraso, que tentaste fazer algo mais simples.


É sempre mau ficar em terra, e ver os outros partir, mas estar sozinho também é bom, aprendemos a segurar-nos!


Estou plenamente de acordo contigo, em relação às capitais europeias, mas eu ainda sou mais específica, tenho preferência pela europa central.

até ao próximo post